Jacarepaguá sobre Trilhos


A Prefeitura do Rio tem publicizado recentemente a proposta para a expansão do transporte sobre trilhos em algumas regiões da cidade. Diante disso, o Grupo de Trabalho de Mobilidade da nossa Associação se questionou sobre a ausência de Jacarepaguá nessa proposição. Há anos a associação e outras organizações da sociedade lutam por transporte sobre trilhos na região, mais notavelmente o metrô (o qual também parece longe de ser implantado aqui apesar de promessa antiga do governo estadual).

Entendemos que Jacarepaguá, incluindo a Freguesia, padece de transporte público de qualidade apesar de reiteradas demandas da sociedade civil.

Por isso, enviamos um ofício à Prefeitura (clique no link para ler) pedindo a avaliação da inclusão da nossa região nesse plano de expansão das linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Lembramos a todos que há previsão de um eixo de transporte sustentável no eixo 8 do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município do Rio de Janeiro (isto é, Jardim Oceânico, Itanhangá, Rio das Pedras, Anil, Freguesia e Taquara), a qual conectaria vias de grande circulação (linha do BRT que passa pela Taquara, Linha Amarela e estação de metrô do Jardim Oceânico).

Para quem não conhece, com a digitalização dos processos virtuais municipais, qualquer cidadão com computador pode acompanhar o andamento dos mesmos! Acesse Processo.Rio, depois clique em “CONSULTAR PROCESSO” e digite o código. No caso desse nosso ofício, o processo é de código MTR-CAP-2022/01348.

Deixe um comentário